Pular para o conteúdo principal

Grito de silêncio

Existem dois tipos de pessoas: as ouvintes e as falantes.
As falantes são aquelas que adoram se expressar. Não importa se é uma grande realização ou um fato triste que lhes ocorreu, elas precisam contar isso a alguém.
E aí entra o segundo tipo, os ouvintes! São considerados bons amigos e quando alguém precisa desabafar eles estão sempre à disposição.
De modo geral, as pessoas são naturalmente egoístas. Perguntam "Como vai?" sem se importarem de fato com a resposta, apenas ansiando por um "E você?" para contar algo particular. E apesar dessa separação entre ouvintes e falantes, no fundo todos só querem se sentir queridos e ter a consideração de alguém.
É claro que há mais falantes do que ouvintes no mundo. Sorte dos tagarelas existir pessoas dispostas a ajudar, às vezes apenas prestando atenção no que o outro tem a dizer.
Mas espere... Se os ouvintes são lembrados apenas quando alguém tem algo a dizer, quando eles têm voz? Bom, no fim das contas um psicólogo se mostra perfeito: ele está sendo pago e com certeza vai ouvir.

Comentários

  1. Dica de hoje: ouça mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! Como estás??
    Acho que eu acabei demorando um pouco pra aparecer, mas a verdade é que tinha perdido o endereço do seu blog quando formatei meu pc... Foi mals... >.<
    Bem, depois de ler seu texto, fiquei com a certeza de que estou na profissão certa, sempre fui o tipo "ouvinte"... rsrsrsrs
    Tem selinho pra você lá no blog, viu?
    beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito bem, Jujuba, obrigada. Eu é que demorei pra postar! hehe... Psicologia era uma das minhas opções de carreira porque também sou uma 'ouvinte'.
      Obrigada pelo selinho, vou pegar lá.
      Beijo!

      Excluir
  3. De fato. Eu, por exemplo sou bem do jeito falante. Prova disso é meu blog. Estou sempre falando de mim. Apesar de adorar uma boa conversa e gostar muito de ouvir meus amigos... Eu sou mesmo uma pessoa bem falante.

    ResponderExcluir
  4. Entendo... Acho que escrever ajuda tanto os falantes quanto os ouvintes a se expressar. Bom, tem me ajudade, hehe... Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  5. Acho que sou mais falador que ouvidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como a maioria das pessoas! Mas até que pra mim você é um bom ouvinte.

      Excluir
  6. Anônimo09:23

    Ser ouvinte é uma técnica, sei que você é capaz. Mas, é um risco ouvir excessivamente e falar pouco. Por outro lado, cada ser humano é um mundo de mistérios, onde aprendemos com os falantes, a conhecer pouco a pouco seu interior e nos dá exemplos de vida. Parabéns! Seu blog me levou a refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim. Anos de prática, hehe... Mas também é inútil falar com alguém que não dá ouvidos. Realmente aprendo muito apenas ouvindo. Obrigada, isso significa muito pra mim!

      Excluir
  7. Anônimo21:18

    E vc, como vai? (ainda uma ouvinte? todo ouvinte sempre tem um dia ou dois de falante, ou não? :P)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Ainda uma ouvinte, bem de vez em quando falante!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

Vento

Não tão visível quanto as mudanças físicas, mas talvez mais importantes, são as transformações internas que o passar do tempo nos traz. Às vezes me pego lembrando de como costumava pensar nas coisas ao meu redor. Era simples: se ainda não tinha uma opinião formada sobre alguma coisa era só perguntar pra mamãe e sua resposta se tornava verdade absoluta. Os tempos mudaram... O que sempre foi considerado certo, agora se torna questionável e o que parecia errado passa a ter diversos pontos de vista. Diferente de outrora, vivo em constantes choques de realidade. Mas me sinto bem com isso. Gosto de perceber que há uma evolução dentro de mim, que os dias passam e com eles eu amadureço! E se o preço a pagar é a perda da juventude, eu desisto de ser Peter Pan.

Desavença

        "Preciso ser forte", é o que se passa em minha cabeça quando as lágrimas quase escorrem pelo rosto, angústia que aperta, e o coração bate forte, contradizendo o pensamento.         E a mão, desobediente, faz o oposto do que lhe é ordenado. "Como ousa?". Não seriam as mãos, os braços e todo o resto subordinados do cérebro?         Mas espere, o coração também faz parte de "todo o resto"! No entanto, eis a origem da desordem! Altamente persuasivo e de péssima influência...         "É inútil lutar...". Dou o braço a torcer e me rendo à vontade momentânea. Então uma voz doce ao telefone me conforta o peito e alivia toda a tensão. "Valeu a pena!".           

O que estou fazendo aqui?

Às vezes tenho a impressão de não estar onde deveria. Ontem uma colega de sala me pediu para ajudá-la em uma matéria de Matemática. De início pensei ser uma dúvida "dígna", até ela dizer "me ensina". O incrível é que ela não tinha nem NOÇÃO da matéria iniciada há quatro semanas. Hoje esse sentimento foi reforçado no mesmo lugar depois de ter apreciado algumas atitudes um tanto infantis dos meus colegas. Esse tipo de coisa me faz perguntar "por que estou com esse tipo de gente?". Ou seria "por que ELES estão comigo?"? Pois é... Vou vivendo (convivendo!) com essa situação que não é nem um pouco recente, na esperança de um dia me sentir finalmente integrada no meio. Desejem-me sorte!